“Introduzir o animal juntamente com o indivíduo ou um grupo e torná-lo parte do tratamento, visando sempre promover saúde física, social, emocional, bem como desenvolver as funções cognitivas; tem, assim, finalidade terapêutica” - INATAA
O BEM DA ZOOTERAPIA
Os animais tem grande contribuição em uma área específica da medicina, denominada Zooterapia. Ciência que estuda as possibilidades terapêuticas do contato com os animais. Ela consiste em uma terapia com a presença de animais domésticos, silvestres e até mesmo exóticos, que busca promover no paciente estímulo ao toque, para despertar sua sensibilidade tátil, reações psicológicas e emocionais. Os tratamentos zooterapêuticos podem ser utilizados em crianças, idosos, e pessoas que apresentam ou não algum tipo de deficiência e transtorno.
Trata-se de uma terapia alternativa que traz bons resultados: melhora a capacidade de comunicação; ajuda na autoconfiança; modifica a percepção do meio; melhora o convívio social; reduz a ansiedade; reduz os sintomas de depressão; diminui a pressão arterial; melhora a interação com o terapeuta (fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta etc); reduz o isolamento; diminui a dor; reduz o estresse e as taxas de cortisol; melhora o sistema imunológico; provoca um sensação de bem estar, liberando serotonina e endorfina; estimula a prática de exercícios físicos; contribui para o desenvolvimento da imaginação do brincar e da empatia; diminui a desatenção. Após uma sessão de zooterapia, verifica-se um maior relaxamento dos pacientes: sorriem com mais frequência; diminuem a agitação psicomotora; têm uma melhor aceitação ao toque; comunicam-se com maior facilidade.